Um caminho a seguir

                Filosofia não é simplesmente uma matéria/curso para se estudar, seja no colegial ou faculdade, ela abrange tanto mais que uma simples matéria. Filosofia é um processo de auto-descobrimento, afinal, ela tem todas as questões e/ou discussões necessárias para tal. Estudar filósofos, ideias, conceitos, tudo leva você a pensar sobre o mundo e sobre a vida, e o que há de mais belo que a vida? Tantas vezes escutamos pessoas reclamando de coisas cotidianas que quando pensamos na palavra e no conceito de vida nos vem uma imagem negativa, como se fosse um peso do qual todos querem se ver sem.
                Não, apenas não. Vida não se trata de coisas cotidianas, vida é algo lindo, é maravilhoso. A filosofia é vida. Você está num mundo, num universo incrível e você passa ela pensando em modos de ser feliz quando deveria estar vivendo. Claro que aqui se trata de uma visão pessoal sobre viver de acordo com as emoções ao invés de com a razão. Mas pense bem: você realmente quer passar o tempo pensando em como as coisas poderiam ser diferente, em como você poderia fazer as coisas para se “dar bem na vida”, em maneiras de alcançar metas e blá blá blás ou você prefere realmente fazer algo que te dê alguma emoção e que possa fazer a diferença? A minha escolha por Filosofia se baseia no que sinto por ela, essa amor pela busca infindável. Cada vez mais a clássica definição de “amor pela sabedoria” faz sentido.

                Coloco meus pensamentos aqui, mas eles nunca parecem expressar o que realmente quero dizer. Sinto que ninguém irá entender o quão profundo é o sentido da palavra “viver” e como isso reflete na filosofia. Parece irônico dizer que deveria viver pela emoção quando o estudo da filosofia se trata basicamente de ler, pensar e escrever, porém, ao fazer tais coisas é que você percebe o quanto precisa sentir. Por muito tempo pensei da filosofia como algo que me daria respostas, e, quando lia, tudo que ela me trazia eram perguntas e perguntas e mais perguntas. Num belo dia em que estava a pensar sobre a frase “Conhece-te a ti mesmo”, isso levou consequentemente a pensar nas próprias questões como respostas, só necessito saber a questão certa a perguntar.


                                                                                                                         - D.

Comentários